segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Quem criou Isaac Newton?



                    
                    Eu estava dando uma aula a respeito da Lei da Gravitação de Newton para uma turma da primeira série do ensino médio, nas considerações finais citei alguns exemplos práticos da utilização da referida Lei, quando terminei a explanação o Lucas (nome fictício) levantou o seguinte questionamento: “Professor, Deus criou as Leis da Natureza?”
               É uma questão muito complicada por que envolve várias premissas, tais como “Deus existe.”, “Só existe um Deus.”, “Deus não está sujeito as Leis da Natureza.”, “As Leis da Natureza foram criadas.”, entre outras. Então a resposta que eu fui obrigado a dar, tendo em vista que ensino Ciência, foi que a Ciência não tem essa resposta. Mas não me senti satisfeito como educador, acho que o educador tem um compromisso, não só com o conteúdo a ser ensinado, mas com a formação do cidadão.
               Então, para explanar um pouco mais, saí da sala, fui até a praça de convivência dos estudantes, peguei uma pedra e retornei. Pedi que o Lucas segurasse a pedra e pergunte a ele se aquela pedra existia, ele respondeu que sim. Pedi que ele a soltasse e, como todos esperavam, ela caiu. Aí perguntei o motivo da queda e ele respondeu: “Por causa da gravidade”.
                     A trama estava ficando mais complexa, o questionei se ele acreditava na gravidade, ele respondeu que sim. Então o questionei se ele conseguia vê-la, tocá-la ou ouvi-la , a resposta foi “não”, e ele concordou comigo que a existência da pedra era mais evidente do que a da gravidade. Expliquei que a Lei da Gravitação é invenção de Newton para explicar o movimento de queda dos objetos e dos astros celestes, disse também que há modelos anteriores, como de Aristóteles, e posteriores como de Einstein, e que esses modelos não são avanços um do outro. O modelo aristotélico não coexiste com o newtoniano, e este não coexiste com o einsteiniano.
                Ou seja, a Ciência é um conjunto de modelos que servem para explicar e utilizar a Natureza, mas não é a realidade Dela. O que o cientista faz é pensar em um modelo que seja mais preciso do que o modelo atual. Explanei mais uma vez sobre o Método Experimental e a Navalha de Occam.
               Com relação ao questionamento inicial do estudante, não foi possível responde-lo cientificamente, pois a pergunta foi generalizada (“Leis da Natureza”). Mas com relação à “lei da Gravitação Universal”, tratada naquela aula, eu pude – com todo prazer de um professor que ama ensinar – responder que quem a criou foi Isaac Newton, e não Deus.







4 comentários:

Marra disse...

Caríssimo amigo "Mueda" Bremem!! Fico satisfeito ao ler uma resposta inteligente a uma questão com cunho religioso à respeito de uma situação onde a ciência e seus filósofos são a grande resposta. Você não entrou em enfrentamento com o ensino religioso que certamente esse aluno teve, mas o fez pensar e, principalmente, não ficar sem uma explicação! Acredito que assim poderemos EDUCAR nossos alunos e orientá-los a pensar nos dogmas que são simplesmente repassados dentro do núcleo familiar porque "sempre foi assim". Grande abraço!

Felipe Bremenkamp disse...

Valeu Vini, tenho saudades das nossas boas conversas. A gente precisa marcar um evento...

Anônimo disse...

Muito inteligente a resposta, haja vista a analogia utilizada que fez com que o aluno percebesse por si só a complexidade epistemológica do que outrora havia questionado.

Felipe Bremenkamp disse...

Salve .

Postar um comentário