segunda-feira, 18 de abril de 2011

O medo do Darwinismo


      Bem como o Heliocentrismo copernicano e o embasamento dado a ele por Galileu Galilei, a Teoria da Evolução alterou a perspectiva sobre algumas questões fundamentais ao ser humano.
      Enquanto aquela nos tirou do centro das “atenções” no Universo, respondendo onde estamos, esta acarretou possíveis respostas para questões como Quem somos?, De onde viemos?, Qual a ligação que existe entre os seres vivos? e até mesmo Para onde vamos?.
       Darwin elaborou, baseado em observações e coleta de dados, uma explicação nada confortante para a concepção mítica que, ainda hoje, se mantem incrustada no Paradigma popular.
       No Darwinismo, as respostas àquelas questões não carregam dogmas, e não atribuem uma vontade para a existência, em outras palavras: a necessidade de um criador do homem foi extinta. A construção do naturalista é, quanto a princípios ético-morais, neutra.
       Para a compreensão sobre o que vem a ser a Teoria da Evolução de Darwin sugiro os livros O livro de Ouro da Evolução de Carl Zimmer, A Perigosa Ideia de Darwin de Daniel C. Dennett e, posteriormente, o próprio A Origem das Espécies.
       Por hora vou explanar sucintamente o que nos esclarece tal Teoria:
  1. Seres vivos produzem descendentes, e nem todos sobrevivem;
  2. Existem variações entre organismos de uma mesma espécie;
  3. Algumas dessas variações são adquiridas pelos descendentes;
  4. Uma considerável parcela dos sobreviventes é composta por aqueles que possuem variações que, por acaso, são mais adaptadas às adversidades ambientais.
  5. Por conseguinte, a próxima geração provavelmente estará mais adaptada ao ambiente.
       Estes cinco itens são uma simplificação do que vem a ser o princípio da seleção natural, conceito central da referida Teoria.

       Querido, vamos torcer para que as coisas que o senhor Darwin diz não sejam verdadeiras. Mas, se forem, vamos esperar que não caiam na boca do povo. (Importante dama inglesa do século XIX numa conversa com seu marido.)
       Ainda hoje a opinião desta dama reverbera.
      O ensino do Darwinismo é proibido em várias escolas pelo mundo, inclusive em países considerados desenvolvidos como os Estados Unidos, onde o Criacionismo é ensinado como melhor modelo científico para a Origem das Espécies.

2 comentários:

Felipe Bremenkamp disse...

Ou a Origem da Espécies se deu pelo Evolucionismo como afirma a Biologia moderna,ou pelo Criacionismo como afirmam as Religiões em Geral, isso não seria uma incompatibilidade?

ADM, Bem-vindo.

Silvano Sulzart disse...

Olá companheiro blogueiro ...agora simmm

Postar um comentário